24
dez
2015

6 acidentes nucleares mais devastadores que já ocorreram

As armas nucleares são os dispositivos mais destrutivos na terra. A tecnologia utilizada para criar essas armas envolve reações de fusão nuclear. O homem que desenvolveu a ideia de uma reação nuclear em cadeia foi o físico húngaro Leo Szilard. Em 1934, Szilárd patenteou a ideia da bomba atômica.

Em 1939, ele escreveu uma carta para Albert Einstein sobre suas descobertas. A carta resultou no Projeto Manhattan e na criação da bomba atômica. O Projeto Manhattan empregou os físicos mais talentosos dos Estados Unidos, Grã-Bretanha e Canadá. O projeto secreto foi em resposta à evolução da bomba atômica na Alemanha nazista.

O Terceiro Reich estava no processo final de criação de uma arma nuclear. Os aliados se tornaram bem cientes do programa nuclear dos Nazis em 23 de junho de 1942, quando o primeiro grande acidente nuclear foi gravado. Um reator nuclear explodiu em Leipzig, Alemanha.

A primeira detonação bem-sucedida de uma arma nuclear foi realizada nos EUA em 16 de julho de 1945. A bomba foi chamada de Trinity e foi detonada ao sudeste de Socorro, Novo México. Milhares de ensaios nucleares foram realizados em todo o mundo. A maioria dessas armas vem das cinco maiores potências: Estados Unidos, a antiga União Soviética, o Reino Unido, França e China.

Muitos acidentes nucleares devastadores ocorreram ao longo dos anos. Os detalhes que cercam os programas de armas nucleares estão atualmente sob os mais altos padrões de segurança em todas as nações onde a tecnologia está presente. Conheça agora alguns dos piores acidentes nucleares da história.

The Demon Core
6 acidentes nucleares mais devastadores que já ocorreram1
Em 21 de agosto de 1945, um físico americano chamado Harry Daghlian cometeu um erro crítico ao executar experimentos de nêutrons sobre uma massa subcrítica de plutônio. Daghlian acidentalmente deixou cair um dos tijolos de carboneto de tungstênio sobre o núcleo produzindo uma explosão de radiação. Ele morreu 25 dias depois.

Goldsboro B-52
6 acidentes nucleares mais devastadores que já ocorreram2
Em 24 de janeiro de 1961 um avião B-52 estava em uma missão de alerta ao longo da costa atlântica. A aeronave estava transportando duas armas nucleares Mark 39 a bordo. Durante a missão, o B-52 estava programado para se encontrar com um navio-tanque para reabastecimento em pleno ar. Enquanto o avião estava sendo reabastecido, o capitão do B-52, Major WS Tullock, foi notificado de que sua aeronave tinha um vazamento em sua célula de combustível.

O capitão logo informou que o avião tinha perdido 37.000 libras (17.000 kg) de combustível em três minutos. Ele imediatamente caiu na Seymour Johnson Air Base, que está localizada em Goldsboro, na Carolina do Norte. Antes da queda, o capitão ordenou que a tripulação ejetasse da aeronave. Cinco tripulantes sobreviveram e três morreram.

Submarino soviético K-219
6 acidentes nucleares mais devastadores que já ocorreram3
O submarino K-219 foi um submarino com míssil balístico usado pela União Soviética durante a Guerra Fria. Ele transportava 16 mísseis equipados com um número estimado de 34 ogivas nucleares. Em 3 de outubro de 1986, o submarino estava em patrulha de 680 milhas (1,090 km) a nordeste de Bermuda quando o selo em uma das tampas da escotilha falhou. O K-219 sofreu uma explosão e incêndio no tubo de mísseis.

A marinha soviética afirmou que o vazamento foi causado por uma colisão com o submarino USS Augusta. No entanto, a Marinha dos Estados Unidos contestou a alegação porque o K-219 tinha experimentado anteriormente um problema semelhante, e um dos tubos submarinos de mísseis foi desativado e lacrado por causa do acidente.

Fogo em Windscale
6 acidentes nucleares mais devastadores que já ocorreram4
Em 1946, a Segunda Guerra Mundial o governo dos Estados Unidos aprovou uma legislação que removia todos os programas de armas nucleares em outros países. Muitos cientistas britânicos participaram do Projeto Manhattan, e o governo britânico não queria ser deixado para trás na corrida armamentista nuclear, então eles criaram um programa de armas nucleares.

Reatores nucleares foram construídos perto da pequena aldeia de Seascale, Cumberland, e eram conhecidos como Windscale Pile 1 e Windscale Pile 2. As instalações produziam plutônio para a primeira bomba atômica britânica. Após o teste bem sucedido da arma nuclear britânica, os EUA projetaram e explodiram uma bomba de hidrogênio, que usa trítio na produção.

A Grã-Bretanha não tem nenhuma facilidade para produzir trítio e decidiu usar as instalações de Windscale. Temperaturas mais elevadas são necessárias para produzir o trítio. Isso permitiu que a produção de trítio, mas também criou três pontos de superaquecimento em Windscale. A causa precisa do acidente não está clara, mas em 10 de outubro, 1957 partes do reator nuclear superaquecido pegaram fogo e danificaram uma parte significativa do núcleo do reator.

Castelo Bravo
6 acidentes nucleares mais devastadores que já ocorreram5
Atol de Bikini é um atol em uma das ilhas da Micronésia, no Oceano Pacífico, parte da República das Ilhas Marshall. É composto por 23 ilhas ao redor de uma lagoa central. Castelo Bravo foi o nome dado para o primeiro teste dos EUA na produção de combustível termonuclear para a bomba de hidrogênio seco.

Quando a arma foi detonada, uma bola de fogo de quase quatro milhas e meia (aproximadamente 7 km) subiu em direção ao céu. A explosão deixou uma cratera de 6.500 pés (2.000 m) de diâmetro e 250 pés (75 m) de profundidade. Castelo Bravo era o mais poderoso dispositivo nuclear já detonado pelos Estados Unidos, com um rendimento de 15 megatoneladas.

Chernobyl
6 acidentes nucleares mais devastadores que já ocorreram6
O desastre de Chernobyl foi um acidente nuclear que ocorreu na central nuclear de Chernobyl na moderna Ucrânia. Em 26 de abril de 1986, os operadores da usina realizaram um teste programado no sistema de um dos reatores nucleares. Para fazer o teste, o sistema de segurança dos reatores foi desligado.

O reator, operou em condições inadequadas e instáveis. Esses fatores, juntamente com atos falhos de alguns operadores, causou um surto de energia incontrolável no reator número quatro. Isto provocou um colapso fatal no reator. A reação em cadeia de explosões nucleares danificou severamente o prédio do reator, destruiu completamente o reator e causou a liberação de grandes quantidades de material radioativo. A chuva radioativa atingiu uma extensa área geográfica na Europa por 10 dias.

Anuncie aqui Anuncie aqui

Deixe seu comentário: