08
mar
2022

Motivos para ler a noite e dicas

Ler antes de dormir pode trazer diversos benefícios para o seu cérebro. Ele fica sem estimulação física durante esta atividade, e lentamente o seu corpo vai relaxante e se preparando para adormecer.

Quer uma outra super dica? Visite o site abaixo para ver as melhores mensagens de boa noite da internet, entre outras mensagens de reflexão, motivação e muito mais para você ter uma boa noite de leitura e dormir melhor!

Msg de boa noite

Já ouviu alguém dizer que é só começar a ler que começa a ficar com sono? É verdade, a leitura ajuda mesmo!

Além de ajudar a adormecer, a leitura também melhora a qualidade do sono. Ela faz com que você relaxe, o que te ajuda se se sentir mais descansado ao acordar. ‌

Além disso, a maioria das pessoas tem problemas para dormir devido ao estresse e ansiedade. Fisiologicamente, você é estimulado pelos hormônios que são liberados quando começa a sentir essa pressão e estresse. Portanto, é mais provável que você não adormeça ou acorde se eles estiverem presentes. A leitura ajuda você a quebrar esse ciclo dentro de si mesmo, pois pode tirá-lo de sua própria experiência.

Outros benefícios da leitura
Frase para pensar a noite

Aumenta a capacidade de empatia
Além de ajudar a relaxar para dormir melhor, a leitura a noite também vai acionar neurônios chamados neurônios-espelho. Esses neurônios são acionados quando vemos alguém fazendo algo ou quando fazemos algo nós mesmos. Isso prova a existência neurocientífica da empatia.

Um estudo sugere uma correlação entre esses neurônios e a leitura. Essa descoberta talvez sugira a leitura como forma de sentir mais empatia. ‌

Outro estudo também encontrou algum fundamento para provar cientificamente que os leitores realmente se colocam nos corpos dos protagonistas nos livros que lêem. Além disso, o estudo mostrou o quão profunda essa conexão pode ser; havia até alguma correlação entre a leitura e a alteração das partes do cérebro que lidam com os sentimentos sensoriais.

Efeitos a longo prazo na cognição
Um estudo de 2013 sobre os efeitos da leitura no cérebro descobriu que a leitura melhorou a “conectividade” do cérebro, ou a capacidade do cérebro de entender histórias, e pensar criticamente sobre elas foi um benefício significativo da leitura a curto prazo. ‌

Por quanto tempo devo ler para ter uma boa noite de sono?
A recomendação média é que os adultos leiam pelo menos vinte minutos por noite para obter os benefícios da leitura. No entanto, comparativamente falando, é uma quantidade concisa de tempo para relaxar e você não precisa fazer muito esforço para isso.

Por mais estranho que possa parecer, a leitura é um investimento de tempo melhor do que a maioria das outras formas de relaxar o corpo e a mente. Não há treinamento especial, equipamento ou mesmo preparação que você precise fazer. Basta manter um livro perto de sua cama.

Boa noite! E boa leitura!

Anuncie aqui Anuncie aqui

Deixe seu comentário: