5 doenças bizarras que só existem na Alemanha
A Alemanha é um país que fica na Europa Central. É a região que concentra a terceira maior população entre os Estados membros da União Europeia. Além de ser um lugar interessante para o turismo, os habitantes de lá possuem hábitos “estranhos” que são comuns e que os brasileiros não entenderiam muito bem.
A Alemanha é um lugar de muitas coisas bizarras e doenças específicas que só atingem os habitantes de lá. O site Mental Floss separou uma listinha bizarra com algumas doenças e síndromes que só existem por lá e em mais lugar nenhum.
1 – Escherichia coli (E.coli)
A Escherichia coli (E.coli) é uma infecção causada por uma bactéria que libera uma toxina que destrói as células vermelhas do sangue, as hemácias, e deixa os pacientes com insuficiência renal.
Em casos mais extremos, ela provoca convulsões e problemas graves no sistema nervoso. O Centro de Controle de Doenças da Alemanha registrou 365 casos de contaminação. Ela atinge o sistema digestivo de humanos, vacas e outros mamíferos.
2 – Frühjahrsmüdigkeit
Em tradução literal, o nome desta doença se trata da “febre da primavera” ou “fadiga do começo de ano“. No Brasil, as pessoas se alegram com a troca das estações. Na Alemanha, os habitantes sentem fadiga, cansaço e irritação com a primavera e as trocas de estações.
3 – Ostalgie
Essa doença afeta o campo psicológico dos alemães. É a Ostalgie. Essa doença diz respeito a uma nostalgia em específico, ligada à saudade que os habitantes sentem da Alemanha Oriental.
4 – Hörsturz
Hörsturz é uma doença que une stress e perda de audição. Por conta do stress em excesso, alguns alemães acabam perdendo a audição. Lá, é comum as pessoas terem ataque de Hörsturz quando estão estressadas.
5 – Zeitkrankheit
Zeitkrankheit é uma espécie de doença que se refere ao tempo. Em tradução literal, é a “doença dos tempos“. O termo é usado para designar qualquer preocupação geral que seja a respeito de coisas da época e problemas corriqueiros de determinada época vivida por alguém.