04
ago
2016

Planetas que a espécie humana vai poder habitar um dia

O assunto muito abordado em filmes de ficção futurística e espacial é outra alternativa para o ser humano viver quando o mundo se tornar inabitável. No filme “Wall-E” (2008), acompanhamos um robozinho compactador de lixo, um dos últimos habitantes do planeta. Os seres humanos tinham ido viver em uma nave já que o mundo não estava em suas melhores condições. Outro filme muito famoso é o “Avatar” (2009), onde o ser humano busca em outros planetas distantes, novos lugares para viver e novos lugares para buscar recursos naturais. O grande problema desses filmes, é que eles deixam qualquer pessoa com a pulga atrás da orelha e se perguntando: será que isso realmente pode acontecer um dia? Com o excesso do consumo dos recursos naturais, o mundo pode sim chegar em um estado inabitável e futuramente o ser humano pode ter desenvolvido tecnologia suficiente para levar boa parte da população para outro planeta habitável. Mas será que existem outros planetas que podem ser habitáveis como terra é? A resposta fica no meio termo, já que todos os planetas dessa lista estão na lista de PROVÁVEIS planetas que o ser humano poderia habitar. Os fatores para que ser humano possa habitar um lugar vão muito além de ter ou não água. Precisamos de oxigênio para respirar, lugares para a produção de alimento e um dos principais fatores, a temperatura tem que ser adequada. Nem muito quente, nem muito frio, como a Terra é. Os exoplanetas, que estão nessa lista, são planetas que orbitam uma estrela que não seja o Sol, ou seja, planetas que podem muito bem se assemelhar ao nosso planeta. Outro termo interessante que devemos explicar antes de prosseguir é a “zona habitável”. Esse termo é utilizado para a zona ao redor de uma estrela que se assemelharia em temperatura a zona que o planeta terra está.

1- Dois planetas em volta da estrela “ultrafria” 2MASS J23062928-0502285
Planetas que a espécie humana vai poder habitar um dia
Existe um grupo de cientistas da Universidade de Liège que monitoram a estrela anã 2MASS J23062928-0502285. Depois de perceberem que algo “tapava” o sinal infravermelho da estrela durante alguns momentos, eles chegaram à conclusão de que os objetos que tapavam o sinal da estrela eram outros planetas.

Foram descobertos três, o terceiro está no próximo item, já os dois primeiros podem ser habitáveis, mas existem grandes problemas. Eles estão muito próximos da estrela e por conta disso, existe apenas uma pequena área em cada um que pode ser habitável. Não se sabe se o planeta tem água.

2- Terceiro planeta próximo a estrela anã 2MASS J23062928-0502285
Planetas que a espécie humana vai poder habitar um dia2
O terceiro planeta está mais distante da estrela e provavelmente teria uma temperatura muito próxima da que estamos acostumados na Terra. A volta ao redor da estrela pode variar de 4,5 a 7,3 dias. Seria muito estranho morar nesse planeta. Outra curiosidade é que para chegar nesse lugar no espaço, teríamos que viajar 40 anos-luz.

3- Kepler-186F
Planetas que a espécie humana vai poder habitar um dia3
Esse está um pouquinho mais longe do nosso planeta e talvez nunca cheguemos nele. Para que pudéssemos pensar em habitar o lugar, teríamos que viajar 490 anos-luz. O planeta teria um tamanho bem próximo da Terra, uma temperatura muito próxima a do nosso planeta e alguns dados podem indicar que existe água na superfície do planeta. Alguns cientistas até chama o planeta de gêmeo do nosso planeta.

4- 581d Gliese
Planetas que a espécie humana vai poder habitar um dia4
A partir deste item, os planetas possibilidades menores de serem habitáveis. Os três primeiros itens foram os que mais chamaram a atenção dos cientistas por serem parecidos coma Terra

Com apenas 20 anos-luz, o planeta 581d Gliese pode ser habitável e está muito próximo a Terra, comparado a alguns outros planetas dessa lista. Não temos mais dados sobre a temperatura do planeta, mas ele tem uma espessa atmosfera de dióxido de carbono e é separado como um planeta potencialmente habitável.

5- Tau Ceti e
Planetas que a espécie humana vai poder habitar um dia5
Ele está a apenas 11,9 ano-luz da Terra. Foi descoberto em 2012 e tem a espessura de 4,3 vezes a do nosso planeta. Um fator que pode ajudar na hora da habitação é sua temperatura, que pode ser extremamente elevada ou, na melhor das hipóteses, pode ter uma temperatura bem parecida com a da Terra.

6- Gliese 667Cc
Planetas que a espécie humana vai poder habitar um dia6
Ele se encontra na constelação de escorpião e está a aproximadamente 22 anos-luz do nosso planeta. Ele é 4,5 vezes maior que a terra e pode demorar cerca de 28 dias para dar uma volta ao redor de sua estrela mãe. O mais estranho é que ele seu sistema tem 3 estrelas.

7- Kepler-22b
Planetas que a espécie humana vai poder habitar um dia7
Esse é o planeta que está mais longe da Terra e que se encontra nessa lista. Para chegar nele, precisaríamos de aproximadamente 600 anos-luz. Kepler-22b é 2,4 vezes maior que a Terra e sua temperatura pode muito bem ser perfeita para o ser humano sobreviver.

Anuncie aqui Anuncie aqui