01
jun
2016

9 doenças mais mortais ao longo da história da humanidade

Ao longo da história da humanidade foram descobertas centenas de doenças diferentes,muitas delas eram fatais, algumas tinham tratamentos, precários, mas tinham. Em vários casos a pessoa afetada por determinada doença, acabava morrendo por causa da própria tentativa de tratamento. Dessas centenas, algumas foram desaparecendo e novas surgiram, outras se tornaram menos mortais pelo fato da medicina e tecnologia estarem avançado cada vez mais mas, ainda não deixam de causar mortes e afetar pessoas.

Atualmente estamos muito familiarizados com grande parte dessas doenças e sabemos como nos prevenir, o problema é que não o fazemos. Uma das melhores formas de fazê-lo é cuidar de nosso sistema imunológico, alimentando-nos bem e fazendo exames regulares. A parte ruim é que, mesmo assim, ainda há a possibilidade de sermos “pegos” por essas doenças.

Selecionamos uma lista com 9 doenças mais mortais ao longo da história da humanidade, confira com a gente e tente se prevenir!

1. Malária
9 doenças mais mortais ao longo da história da humanidade1
Essa doença é natural das regiões trópicas e transmitida através de mosquitos. Alguns dos sintomas principais são dor de cabeça e febre, se for diagnosticada precocemente ela pode ser combatida sem grandes feitos. Caso esteja em situação avançada, o tratamento é bem mais complexo, o quadro pode se agravar e avançar para um coma, podendo levar até à morte. Infelizmente, ainda não existe nenhuma vacina eficaz contra essa doença mas, as pesquisas e estudos ainda estão em curso para a descoberta de uma cura.

2. Hanseníase
9 doenças mais mortais ao longo da história da humanidade2
É uma doença crônica, possui mais de 2000 mil anos de existe, de acordo com relatos encontrados por estudiosos. Uma de suas características é a deformação da pele. Apesar de já existir remédios e tratamentos para ajudar a amenizar os sintomas, muitos lugares espalhados pelo mundo não podem alcançar esses tratamentos por seu alto custo. Também conhecida como Lepra, a Hanseníase é tratada principalmente à base de antibióticos e está sendo chamada de Doença de Hansen.

3. SARS
9 doenças mais mortais ao longo da história da humanidade3
Ou Pneumonia Asiática, apareceu pela primeira vez em 2002, na China. É uma doença respiratória, transmitida através de vírus, particular de seres humanos. Desde junho de 2003 não houveram recorrências dessa doença. O que mais preocupa é o fato dessa doença poder estar “encubada” em algum reservatório de acolhimento e em animais, pois assim pode facilmente ser (re)transmitida ao ser humano, causando uma epidemia. Quando surgiu a primeira vez, foi altamente mortal.

4. Peste Bubônica
9 doenças mais mortais ao longo da história da humanidade4
Talvez uma das piores que já existiram, em apenas quatro dias foi capaz de matar dois terços das pessoas que a contraíram. Por ser transmitida através de pequenos roedores, se espalhou rapidamente, principalmente em uma época em que não existia o conceito de “saneamento básico”. Também ficou conhecida como Doença Zoonótica.

5. Sífilis
9 doenças mais mortais ao longo da história da humanidade5
A Sífilis é uma doença sexualmente transmissível (DST) que atinge, hoje em dia, cerca de 12 milhões de pessoas, e essa estatística continua crescendo. O grande problema da falta de controle é que boa parte dessas pessoas ainda não sabe que a contraíram. Seus sintomas são um pouco misturados, incluindo problemas cardíacos e erupções cutâneas. Durante sua fase inicial é realmente complicada de ser diagnosticada. Por ser uma infecção bacteriana, normalmente começa com uma ferida indolor. A forma mais eficaz de se prevenir contra essa doença é o uso correto de preservativos. Apesar de não ter cura, tem tratamento e quanto antes for diagnosticada, maiores são as chances de melhora.

6. Gripe Suína (A-H1N1)
9 doenças mais mortais ao longo da história da humanidade6
De acordo com a OMS, a gripe suína foi oficialmente extinta. Porém, em sua época ativa foi extremamente mortal e contagiosa. Muitas pessoas que a contraíram conseguiram sobreviver, mas a quantidade de dias enfermos foram muito grandes. Idosos e crianças foram os mais afetados, e se esforçaram ao máximo para se recuperarem, mas infelizmente não funcionou. Apesar de, aparentemente, já não precisarmos nos preocupar mais com essa doença, nunca é demais se prevenir.

7. Meningite
9 doenças mais mortais ao longo da história da humanidade8
A Meningite é uma inflamação das membranas protetoras que cobrem o cérebro e a medula espinhal, e por muitas vezes pode chegar a causar infecções. A boa notícia é que já existem medicamentos preventivos. Alguns dos sintomas causados por essa doença são: vômitos, estado de consciência alterado e incapacidade de tolerar sons altos e luz.

8. Gripe Aviária
9 doenças mais mortais ao longo da história da humanidade9
Alguns tipos de gripes podem se adaptar e mudar de hospedeiros sem muitas dificuldades, nesse caso, para as aves. A maneira de se contrair essa doença é ter contato direto com a manipulação de aves ou entrando em contato com os fluídos do animal. Por esse motivo, na África e na Ásia, onde esses animais são utilizados mais comumente como alimentação, pelo fato de muitas religiões não permitirem a carne bovina ou suína, um grande surto se alastrou por esses continentes matando centenas de pessoas.

9. Ebola
9 doenças mais mortais ao longo da história da humanidade67
Provavelmente a mais recente, a Ebola foi encontrada pela primeira vez no Rio Ebola, na República do Congo, daí surgindo seu nome. As vítimas dessa doença sofrem com fraqueza muscular, febre e sangramento grave, podendo ser externos ou internos, provocando assim a morte de milhares de pessoas. Atualmente, não há nenhum tratamento disponível contra a ebola, apenas sua prevenção. Apesar de estarem sendo feitas as conscientizações necessárias para a população, ainda é uma doença altamente mortal.

Pessoal, é isso. As chances de qualquer pessoa contrair qualquer uma dessas doenças acima e muitas são enormes. O que podemos fazer é tentar nos prevenir das melhores e mais eficazes maneiras possíveis, como por exemplo, se uma doença é transmitida através de mosquitos, como a malária e dengue, uma forma de prevenção é acabar com os focos do transmissor. Infelizmente contra doenças crônicas só a medicina e tecnologia podem dar conta do recado, enquanto outras se tratam de cuidados diários.

Lembrando que, sempre, o mais importante ao perceber qualquer sintoma é procurar um especialista e descobrir o quanto antes do que se trata. Pois, quanto antes, maiores são as chances de tratamento.

Anuncie aqui Anuncie aqui

Deixe seu comentário: