25
maio
2016

19 fotos horripilantes sobre a medicina do passado

Todos, pelo menos uma vez na vida, já ouvimos falar sobre medicina, e vira e mexe precisamos visitar algum médico por conta de alguma enfermidade, desde as mais leves até as mais problemáticas. E mesmo quem não tem o costume de ir a médicos tem pelo menos uma tia na família, aquela que adora falar sobre doenças e remédios, que frequenta arduamente clínicas, hospitais e farmácias. O engraçado é que nunca nos perguntamos de onde veio a medicina, como ela surgiu e caminhou seus primeiros passos. De fato, deveríamos pelo menos ter uma ideia, não acham? Então, para você que ainda não tem essas informações, aqui vão algumas: a palavra “medicina” vem do latim mederi, que significa “curar”, “tratar”, sendo sempre desenvolvida por pessoas que se interessavam em sanar os males alheios.

Como exemplos primitivos, dessas pessoas, temos o pajé, uma espécie de curandeiro indígena, que tinha por ofício tratar os enfermos de sua tribo, nesse caso, os trabalhos feitos ultrapassavam o corpo físico, se preocupando também com o espírito. Algumas procedimentos datam de mais de 10 mil anos, como “cirurgias” para a retirada daquilo que lhes estavam causando malefícios. Eram chamadas de trapanação e consistiam em fazer um pequeno furo no crânio da pessoa doente, que tinham como objetivo permitir a saída de espíritos maus que, de acordo com a crença da época, seriam os responsáveis pelos males causados. A medicina propriamente dita, teve seus primeiros relatos há mais de 2500 anos, na Grécia, com Hipócrates. Naquela época, acreditava-se que os problemas do corpo eram devidos ao desequilíbrio dos fluidos do organismo. O crescimento de Roma proporcionou a migração de muito “médicos” da época para lá, proporcionando o desenvolvimento de estudos e experimentos. Um “médico” dessa época merece maior atenção, Galeano, que fazendo dissecações em animais pode desenvolver um protótipo de modelo anatômico do corpo humano.

A prática da medicina se aperfeiçoou no Egito, ligada diretamente à religião. Isso aconteceu porque os “médicos” atendiam os faraós, que eram considerados a reencarnação dos deuses. Assim, eles desenvolveram tratamentos e até emplastros a partir das vísceras de leões e elefantes. Graças a eles foi possível a preservação dos corpos mumificados.

Já na Idade Média aconteceu o contrário, era preciso burlar as leis e imposições que a Igreja impunha, para que fosse possível a prática da medicina, pois considerava que o corpo humano era sagrado, impedindo dissecações e estudos das partes internas do organismo humano. E só à partir do século XV é que foram permitidas as primeiras dissecações humanas, em corpos de criminosos condenados à morte.

Por não serem suficientes, alguns desses médicos da Idade Média esperavam que qualquer pessoa fosse executada para poder roubar seus corpos. De acordo com a história da medicina, Versalius, um médico belga, roubou um corpo que fora esquecido em uma forca. Apenas com o fim das imposições foi que a medicina realmente pode se desenvolver. Unindo-se à outras ciências, como a química, biologia, física e, claro, o desenvolvimento da sociedade.

Agora que já sabemos um pouco da história da medicina e vimos esse longo e tortuoso trajeto, Temos uma lista com 19 fotos horripilantes sobre a medicina do passado. Confira com a gente e fique um pouco mais próximo dessa tão importante área.

1. Insanidade
19 fotos horripilantes sobre a medicina do passado1
Esse era o tratamento, entre os séculos 19 e 20, realizado para insanidades, os pacientes eram enrolados em lençóis molhados e colocados em fila.

2. Estudos
19 fotos horripilantes sobre a medicina do passado2
Aqui temos um auditório cheio de pessoas interessadas em medicina, no ano de 1900.

3. Anestesia
19 fotos horripilantes sobre a medicina do passado3
Essa foto retrata uma das primeiras tentativas de se utilizar éter em um procedimento cirúrgico, entre os anos de 1855 e 1860.

4. Radiologia
19 fotos horripilantes sobre a medicina do passado4
Durante a Primeira Guerra Mundial (1918), essa era a roupa usada pelos técnicos em radiologia.

5. Modelos
19 fotos horripilantes sobre a medicina do passado5
Durante muito tempo fora proibido aos médicos tocarem nos corpos das mulheres, por isso utilizam esse tipo de modelo para apontar os locais do corpo nos quais estavam sentindo dores.

6. Instrumentos
19 fotos horripilantes sobre a medicina do passado6
Esses são alguns exemplos de facas cirúrgicas utilizadas, que datam entre 1801 e 1920.

7. Partos
19 fotos horripilantes sobre a medicina do passado7
Ao invés de macas eram usadas cadeiras como essa acima para que fosse possível realizar partos, pelos idos de 1800.

8. Desfibrilador
19 fotos horripilantes sobre a medicina do passado8
Graças a instrumentos altamente arcaicos como esse é que fora possível o desenvolvimento dos aparelhos utilizados hoje em dia, na medicina, como o desfibrilador.

9. Lewis Sayre
19 fotos horripilantes sobre a medicina do passado9
Esse era o modelo de tratamento para escoliose utilizado por Lewis Sayre.

10. Obstetrícia
19 fotos horripilantes sobre a medicina do passado10
Modelo de ferramenta obstétrica utilizado, entre 1700 e 1800, para ensinar parteiras e estudantes de medicina.

11. Fisioterapia
19 fotos horripilantes sobre a medicina do passado11
Isso era uma sala de fisioterapia de Walter Reed, em 1920.

12. Maleta
19 fotos horripilantes sobre a medicina do passado12
Kit que os cirurgiões utilizavam na Guerra Civil estadunidense.

13. Prótese
19 fotos horripilantes sobre a medicina do passado13
Modelo de prótese de perna.

14. Neurologia
19 fotos horripilantes sobre a medicina do passado14
Exame neurológico à partir de um dispositivo elétrico, utilizado em 1884.

15. Coluna
19 fotos horripilantes sobre a medicina do passado15
Se você achava que utilizar um colete, que dá para ser escondido debaixo das roupas, para tratar problemas na coluna, imaginem só usar um desses.

16. Disfarces
19 fotos horripilantes sobre a medicina do passado16
Esses “disfarces” eram utilizados para esconder imperfeições faciais de qualquer espécie.

17. Bronzeamento
19 fotos horripilantes sobre a medicina do passado17
Bronzeamento artificial realizado em bebês órfãos, no Asilo de Órfãos de Chicago, em 1925, para tentar compensar o raquitismo.

18. Pulmão de aço
19 fotos horripilantes sobre a medicina do passado18
Antes da vacina contra a poliomielite, essa era a maneira como algumas crianças viveram durante meses, na tentativa de combater a doença, infelizmente poucas sobreviveram. O ano era 1937.

19. Máscaras
19 fotos horripilantes sobre a medicina do passado19
Essas máscaras foram usadas pelos médicos durante o surto da Peste Negra, os bicos armazenavam substâncias aromatizadas.

Anuncie aqui Anuncie aqui

Deixe seu comentário: