06
abr
2016

7 doenças sinistras do passado que parecem ter saído de um filme de terror

Na antiguidade, existiram várias doenças que tiveram epidemias tão grandes que mataram milhares de pessoas. Agora imaginem como essas pessoas costumavam tratar as doenças sem um bom conhecimento em medicina e sem os remédios ideias para tratar as doenças. Se hoje em dia existem algumas doenças que o homem ainda não conseguiu descobrir a cura, como a ADIS por exemplo, imagina a 5 mil anos atrás.

Existem algumas histórias de doenças que ajudaram pessoas até a ganhar batalhas em guerras, algumas epidemias realmente ficaram na história por ter matado milhares de pessoas. Fizemos essa matéria com algumas das doenças mais antigas e um pouco da história delas na antiguidade. Confira:

1 – Febre Tifoide
7 doenças sinistras do passado que parecem ter saído de um filme de terror1
Em 430 a.C., durante a Guerra do Pelopeneso, os espartanos tinham um inesperado aliado que ajudou a derrotar Atenas, esse aliado se chamava epidemia de febre tifoide. Essa é uma doença que continua no mundo, com milhares de casos no mundo por ano, embora a taxa de mortalidade seja baixa se comparando aos tempos de rivalidade entre Atenas e Esparta. Quem sofre dessa doença tem febre muito alta, dores de cabela, erupções cutâneas e delírios.

2 – Tracoma
7 doenças sinistras do passado que parecem ter saído de um filme de terror2
O Tracoma é uma inflamação do tecido conjuntivo causada por uma bactéria chamada Chlamydia trachomatis, que se não for tratada pode deixar uma pessoa cega. Alguns famosos da antiguidade tiveram tracoma como Cícero e Horace, que ficarem cegos pela doença.

3 – Malária
7 doenças sinistras do passado que parecem ter saído de um filme de terror3
Os primeiros registros da malária foi cerca de 2.700 a.C, no texto chinês Nei Ching “Book of Medicine”, e desde então existe o uso de plantas para tratar febres causadas por malarias. De acordo com o Wall Street Journal, essa doença poderia ser responsável pela morte de metade dos seres humanos desde a Idade da Pedra.

4 – Varíola
7 doenças sinistras do passado que parecem ter saído de um filme de terror4
Sir Marc Armand Ruffer foi um dos primeiros a praticar paleopatologia e em 1921 ele publicou seu livro chamado Estudos Paleopatologia no Egito, que descreve a presença da varíola em três múmias com mais de 3.500 anos. Acredita-se que esta doença pode ser causada por um vírus com cerca de 10.000 anos de idade, e junto com a peste bovina são as duas doenças que foram completamente erradicadas da natureza por humanos.

5 – Cólera
7 doenças sinistras do passado que parecem ter saído de um filme de terror5
Apesar de ter sido listado por Hipócrates (uma das figuras mais importantes da história da medicina) em 400 a.C. como uma das doenças do seu tempo, provavelmente ela se originou nas margens do rio Ganges, na Índia. A cólera é uma doença associada a má gestão da água e grandes concentrações de populações, de modo que a epidemia dessa doença se torne ainda mais frequente a partir do século XV.

6 – Tuberculose
7 doenças sinistras do passado que parecem ter saído de um filme de terror6
A mais antiga presença desta doença, não totalmente confirmada, foi encontrada em ossos de hominídeos na Turquia, com 500.000 anos, sendo que nós, Homo sapiens, temos apenas 200.000 de anos. Nos seres humanos o registro confirmado mais antigo foi encontrado em uma escavação arqueológica em Israel, onde uma mulher e duas crianças tinham sinais claros nos ossos de ter sofrido da doença.

Os restos mortais tem mais de 9 mil anos e poderia muito bem ser uma prova que a doença não foi transmitida aos seres humanos através do gado. Apesar de alguns historiadores e biólogos afirmarem que esta doença está presente entre os seres humanos a cerca de 15 a 20 mil anos, ela poderia muito bem ser mais antiga que isso.

7 – Lepra
7 doenças sinistras do passado que parecem ter saído de um filme de terror7
Essa com certeza é uma das doenças que todo mundo sabe que é muito antiga, e talvez porque ela esteja presente nos textos das bíblias e nos textos egípcios a partir de 1500 a.C. Mas o registro mais antigo dessa doença pode ser encontrado na Índia, onde ossos foram encontrados com esta doença a 2.500 a.C.. Felizmente hoje existem tratamentos eficazes para a doença, mas até o início do século XX, os leprosos eram isolados para não infectarem outras pessoas.

Anuncie aqui Anuncie aqui

Deixe seu comentário: