19
jan
2016

12 termos científicos que você disse errado a vida inteira

Quando cientistas usam estas palavras, elas normalmente significam algo completamente diferente do que o que quando pessoas fora do meio científico usam. Às vezes, nossas definições são muito curtas ou muito longas, e, às vezes, usamos termos como sinônimos quando eles realmente não deveriam ser.

Enquanto estudam a natureza, os cientistas muitas vezes encontram ou criam novos materiais, objetos e conceitos imateriais e são obrigados a nomeá-los. A maioria desses nomes são conhecidos apenas por profissionais. No entanto, devido à popularização da ciência, eles gradualmente se tornam parte da linguagem comum.

Confira a seguir quais os termos científicos que utilizamos no cotidiano de forma errada:

Venenoso e Peçonhento
12 termos científicos que você disse errado a vida inteira1
Embora as palavras venenoso e peçonhento sejam muitas vezes usadas ​​indistintamente, existe uma diferença entre eles. Tudo está baseado no modo como a substância é entregue: é denominado peçonha quando a substância tóxica é de origem animal e é criada em glândulas e inoculada através de um dispositivo anatômico (presas), enquanto o que chamamos de veneno geralmente inalado, ingerido ou absorvido e pode ser de origem vegetal, mineral e animal.

Micróbios
12 termos científicos que você disse errado a vida inteira2
Quando as pessoas ouvem a palavra “micróbio”, elas pensam em coisas que elas não podem ver e que vão torná-las doentes. Nem todos os micróbios ou organismos microscópicos, são ruins; na verdade, alguns são essenciais para a vida. Micróbios incluem bactérias, vírus, fungos e protozoários e compõem a maior parte da vida em nosso planeta. Para cada célula humana em nossos corpos, existem cerca de 10 micróbios residentes.

Meteoro, Meteorito e Asteroide
12 termos científicos que você disse errado a vida inteira3
Embora alguns usam esses termos como sinônimos, meteoros, meteoritos e asteroides são coisas diferentes. Veja como usá-los corretamente: Asteroides são corpos rochosos que orbitam em torno do Sol; são muito menores do que os planetas e, às vezes, são puxado para fora de sua órbita pela força da gravidade e viajam para o interior do sistema solar.
A grande maioria dos meteoritos – rochas que caem na Terra e realmente chegam na superfície, são partes de asteroides. Assim como os meteoritos, meteoros são objetos que entram na atmosfera da Terra, mas são pedaços de cometas que queimam-se antes de chegar ao local de destino final.

Teoria
12 termos científicos que você disse errado a vida inteira4
Quando a maioria das pessoas usam a palavra teoria, elas estão falando sobre um palpite. Mas para os cientistas, uma teoria é uma explicação testável e bem fundamentada. As teorias incorporam leis, hipóteses e fatos. As teorias da gravidade e evolução, por exemplo, não são meros palpites; elas explicam por que as maçãs caem das árvores e como tantas plantas e animais muito diferentes existem e têm existido na Terra.

Fóssil
12 termos científicos que você disse errado a vida inteira5
Os fósseis não são apenas os restos de partes duras, como ossos, dentes e conchas. Sob as condições corretas, impressões de pele de organismos também podem se fossilizar, por exemplo. Outras coisas que se qualificam como fósseis são vestígios deixados por organismos como pegadas, tocas e ninhos. Curiosidade: a fim de qualificar-se como um fóssil, os espécimes devem ter mais de 10.000 anos de idade.

Ancestral comum
12 termos científicos que você disse errado a vida inteira6
Quando você usa o termo ancestral comum, você provavelmente quer falar de uma criatura que evoluiu de outra. Isso vai simplificar seu entendimento: Os seres humanos não evoluíram de macacos, por exemplo, mas compartilham um ancestral comum com macacos do Velho Mundo.

Hominídeos
12 termos científicos que você disse errado a vida inteira7
Homo sapiens são os descendentes únicos e remanescentes de um grupo variado de primatas chamado Hominini. Você provavelmente está acostumado a usar hominídeos para se referir a seres humanos e seus ancestrais. Há algum tempo atrás, você estaria correto, hoje não.

Atualmente, essa palavra se refere a todos os grandes macacos e os seus antepassados. Em vez disso, você devia usar a palavra hominins para descrever o grupo formado por seres humanos modernos, espécies humanas extintas e nossos ancestrais imediatos.

Dinossauros
12 termos científicos que você disse errado a vida inteira8
Nós normalmente afirmamos que todos os dinossauros foram extintos há 65 milhões de anos atrás, mas isso não é realmente o caso. Na verdade, se você olhar para fora sua janela, você pode ver um agora. Aves descendem de um antepassado comum de todos os dinossauros, e assim, são uma espécie de dinossauro. Então vá em frente: Diga a seus amigos que um pombo é um dinossauro. Eles nunca vão olhar para os pássaros da mesma forma novamente.

Pterossauro
12 termos científicos que você disse errado a vida inteira9
As possibilidades são enormes de que você usou esse termo errado. Isso porque a maioria de nós crescemos pensando que pterossauros eram dinossauros, e isso é uma mentira. Esses animais não eram dinossauros, muito menos aves. Eles eram répteis voadores, primos dos dinossauros que evoluíram em um ramo separado da árvore genealógica réptil.

Anuncie aqui Anuncie aqui

Deixe seu comentário: