02
12
14

Pessoas que tiveram  reações alérgicas a tinturas de cabelo
Uma estudante (foto acima) ficou “parecendo um alien” após uma reação alérgica extrema a uma tintura de cabelo. Abigail Colbourne, de 15 anos, tingiu seus cachos com uma tinta castanho escura, mas não havia feito um teste cutâneo de alergia anteriormente, como é recomendado.

O corante Clairol causou enorme inchaço. Abigail, de Sydenham, sul de Londres (Inglaterra), disse: “Meus olhos estavam colados, não conseguia abri-los, e minha cabeça inchou muito. Foi aterrorizante”. Médicos conseguiram reduzir o inchaço, mas a garota esclareceu: “As pessoas devem estar cientes dos efeitos desses corantes.”

Apesar da raridade de casos de reações alérgicas a tinturas, o fato é que elas podem realmente ser muito violentas. Mas o que podemos aprender dos casos de pessoas como Abigail? Veja mais fotos abaixo e leia as dicas para que você nunca passe por essa situação:

Pessoas que tiveram  reações alérgicas a tinturas de cabelo1
As reações alérgicas a esses produtos podem ser leves, como também podem ser extremas a ponto de causar danos permanentes à pele e à vista da pessoa.

Pessoas que tiveram  reações alérgicas a tinturas de cabelo2

Você pode (e deve) fazer um teste cutâneo de alergia para saber se é especialmente alérgico(a) às substâncias presentes nas tinturas. Saiba se prevenir!

Pessoas que tiveram  reações alérgicas a tinturas de cabelo3

Caso você tenha alergia às tinturas, procure saber se você também é alérgico(a) a Henna ou a shampoos tonalizantes. Esses dois produtos servem como uma boa alternativa às pessoas mais alérgicas, e não danificam o cabelo.

Pessoas que tiveram  reações alérgicas a tinturas de cabelo4

Saiba tomar todas as precauções na hora de aplicar a tinta, isolando suas mãos, seu rosto e suas orelhas do contato com as substâncias. A maioria delas já é extremamente tóxica, especialmente o PPD, o lauril sulfato de sódio, a amônia e o propileno glicol, e podem causar danos à sua pele mesmo que você não seja alérgico(a).

Pessoas que tiveram  reações alérgicas a tinturas de cabelo5

Óbitos já ocorreram por conta desse tipo de alergia. Inalar a fumaça proveniente da tinta pode causar sintomas horríveis como irritações agudas na garganta e ataques súbitos e fatais de asma.

Pessoas que tiveram  reações alérgicas a tinturas de cabelo6

Caso você ignore as dicas de prevenção e acabe se encontrando numa crise alérgica à tinta, saiba reagir da forma correta: primeiramente, interrompa a aplicação do produto imediatamente e enxágue abundantemente o cabelo, até retirar todo e qualquer resquício da tinta de seu couro cabeludo. Também beba muita água – ela lhe ajudará a eliminar as toxinas o mais rápido possível, por meio da urina.

Pessoas que tiveram  reações alérgicas a tinturas de cabelo7
A substância presente nas tinturas que mais provoca reações alérgicas é a parafenilenodiamina, que age como fixadora da cor nos fios.

Ainda assim, mesmo com todas essas dicas e informações, sabemos que acidentes podem acontecer. Ainda mais em casos de alergia, que podem surgir de uma hora para a outra, mesmo tendo feito testes cutâneos com antecedência. A última dica do Macaco é: antes de pintar o cabelo, sempre aplique o produto em seu pulso 30 minutos antes de aplicá-lo em seus cabelos. Assim, você saberá se estará seguro(a) ou não.

tintas para cabeloalengia de titurastintura de cabeli castanhotintas cabelo

Deixe seu comentário

Os comentários do blog, são via Facebook. Para comentar você tem que estar logado lá! Lembre-se que o comentário é de inteira responsabilidade do autor.