12
set
2016

7 problemas de saúde que você pode descobrir olhando sua língua agora

Realmente não é nada elegante ficar mostrando a língua para as pessoas na rua, certo? O que pouca gente sabe é que observar a nossa própria língua pode ser uma boa maneira de cuidar da nossa saúde. Uma língua saudável é rosada, viçosa, brilhante e com bom tônus e saburra (crosta que cobre o fundo da língua).

Alterações na cor e no aspecto da nossa língua podem indicar alguma coisa, uma língua esbranquiçada, por exemplo, pode indicar a deficiência de ferro ou biotina. Bom, mas você observa a sua língua sempre que possível? Bom, mas pensando em vocês, nós trouxemos alguns problemas de saúde que podemos descobrir através da análise da nossa língua, analisando o tamanho, cor ou algumas mudanças, confiram:

1 – Marcas brancas na língua
7-problemas-de-saude-que-voce-pode-descobrir-olhando-sua-lingua-agora1
Essa é a condição na qual a língua começa a parecer um mapa através de bordas coloridas ou brancas se chama língua geográfica. A causa exata é desconhecida, mas pode estar ligada a psoríase ou uma variedade de outros fatores. Felizmente essa condição é inofensiva e não tem nenhuma conexão com infecção ou câncer.

2 – Língua vermelha ou inchada
7-problemas-de-saude-que-voce-pode-descobrir-olhando-sua-lingua-agora2
Se você notar vermelhidão ou inflamação, isso pode ser causado por um incidente em particular, como comer alimentos picantes ou ácidos, ou simplesmente uma lesão de mordida. No entanto, também pode indicar uma deficiência de vitamina (se você estiver com falta de ácido fólico ou vitamina B-12, e isso pode levar a uma língua avermelhada), síndrome de Kawasaki em crianças menores ou escarlatina em crianças entre idades de 2 e 10 anos. Veja também a nossa matéria que mostra porque algumas pessoas colocam a língua para fora na hora de se concentrar.

3 – Feridas ou lesões
7-problemas-de-saude-que-voce-pode-descobrir-olhando-sua-lingua-agora3
Se você encontrar colisões irregulares, úlceras ou feridas que aparecem e permanecem na boca por mais de seis semanas, procure um médico urgentemente. As possíveis causas incluem infecção ou câncer. Dependendo do que está acontecendo, você pode precisar tomar antibióticos, usar anti-séptico bucal ou se submeter à cirurgia.

4 – Uma língua com manchas escuras
7-problemas-de-saude-que-voce-pode-descobrir-olhando-sua-lingua-agora4
Uma língua com uma mancha preta ou marrom pode estar com a famosa língua peluda, ou língua pilosa. Em muitos casos pode ser sinal de má higiene oral que você pode melhorar bebendo mais água e escovando a língua regularmente. E é claro nunca esquecendo de usar o fio dental. Este prolema não está relacionado com câncer, é uma condição benigna. Geralmente afeta muito mais homens, soropositivo (portadores do vírus da AIDS) e viciados em drogas. As pessoas que possuem este problema podem sentir constantemente cócegas e ânsias devido aos prolongamentos das papilas gustativas e podem gerar um mau hálito muito forte pela fermentação destes resíduos.

5 – Língua com recortes ou ondulações
7-problemas-de-saude-que-voce-pode-descobrir-olhando-sua-lingua-agora5
Se as bordas da sua língua estão recortadas ou onduladas, isso pode significar que a língua está inchada. O inchaço faz com que ela pressione contra os dentes, criando recuos. Isso geralmente ocorre como resultado de algo a mais acontecendo em seu corpo, como uma alergia, problemas de tireoide, febre ou desidratação. O mais indicado é ir ao médico para ele analisar.

6 – Língua com rachaduras
7-problemas-de-saude-que-voce-pode-descobrir-olhando-sua-lingua-agora6
Uma “rachadura” na língua pode ser desenvolvido com a idade. Fissuras na língua costumam ser inofensivas, pois podem ser herdadas geneticamente. Agora se você ver uma fissura acompanhada de um inchaço labial ou facial, marque uma consulta com seu médico, pois isso pode ser um sintoma de uma doença chamada Síndrome de Melkersson-Rosenthal.

7 – Língua irritada ou inchada com piercing
7-problemas-de-saude-que-voce-pode-descobrir-olhando-sua-lingua-agora7
Quando colocamos um piercing na língua, é normal ficarmos com a língua inchada ou irritada. Mas se a sua língua não curar completamente depois de 8 semanas, algo pode estar errado. É bom ficar sempre de olho nos sinas de infecções, que podem ser causados por bactérias na boca. Esses sinais incluem inchaço excessivo ou sangramento, manchas vermelhas ao redor da área do piercing ou mesmo descoloração. Então, é sempre bom procurarmos um profissional que sabe muito bem o que está fazendo, indicando todas as precauções sanitárias necessárias até o fim do processo de cicatrização.

Anuncie aqui Anuncie aqui

Deixe seu comentário: