28
nov
2016

7 efeitos que o uso constante do celular causa no seu corpo

Qual foi a última vez em que você passou algumas horas longe do seu celular? Hoje em dia, nem mesmo na hora de dormir as pessoas estão distantes de seus aparelhos, que ficam ali ao lado do travesseiro e podem até mesmo ser utilizados para funções de observação do sono.

Apesar disso, o maior companheiro digital que você tem no dia-a-d-a pode ser também o vilão responsável por vários efeitos colaterais em seu corpo e sua saúde. Várias universidades e centros de pesquisa tentam compreender cada vez mais os efeitos dos aparelhos nos humanos. Em algumas situações, no entanto, o costume e a necessidade do contato com o aparelho é tão grande que os efeitos são diminuídos.

Confira essa lista que separamos com alguns dos maiores riscos e efeitos que são provocados no nosso corpo por razão do uso constante do celular.

1 – Enfraquece o sistema imunológico
7-efeitos-que-o-uso-constante-do-celular-causa-no-seu-corpo1
Além de carregar suas fotos e conversas, os telefones celulares carregam milhões de micróbios. Um estudo recente descobriu que os smartphones são frequentemente contaminados com organismos de origem fecal, que causam vômitos, diarreia e infecções. De acordo com o Dr. Ron Cutler, co-autor do estudo, “as pessoas dizem que lavam as mãos regularmente, mas a ciência mostra o contrário”. Por conta do alto número de bactérias presentes no telefone, seu sistema imunológico pode estar sendo enfraquecido durante a tentativa de mantar tantos microorganismos e infecções fora do corpo.

2 – Atrapalha suas habilidades sociais
7-efeitos-que-o-uso-constante-do-celular-causa-no-seu-corpo2
Pesquisadores da Universidade de Maruland descobriram que depois de utilizar um celular, os usuários estão menos dispostos a se envolver em relações sociais ou se voluntarior em projetos de caridade. De acordo com Ajay Abraham, o uso do celular substitui a necessidade de conexão com pessoas reais, que pode ser preenchida pelo dispositivo móvel. Por causa disso, as pessoas se sentem menos motivadas a realizar atividades com outras pessoas, levando a um comportamento de menos disposição, muito mais antissocial.

3 – Aumenta dores no corpo
7-efeitos-que-o-uso-constante-do-celular-causa-no-seu-corpo3
Se você sofre com dores no pescoço, nas costas ou na cabeça, pode ser culpa do hábito constante de olhar para baixo, checando o celular. Segundo Kenneth Hansraj, chefe do Centro de Rehabilitação Médica e Cirurgias na Espinha de Nova York, o peso médio da cabeça humana adiciona uma pressão muito grande no pescoço na posição que constitui em olhar para o celular. Além das dores no pescoço, as costas e o ombro podem ser afetados, além da própria cabeça. Em níveis elevados, as dores podem provocar danos na região e até a necessidade de cirurgias no local.

4 – Desenvolve problemas de audição
7-efeitos-que-o-uso-constante-do-celular-causa-no-seu-corpo4
É natural que cada vez mais, por causa dos celulares, as pessoas estejam mais expostas a sons digitais e uso de acessórios como fones de ouvido. Isso, aliado ao alto barulho percebido nas ruas, ônibus ou escritórios, o volume dos fones de ouvido também fique cada vez mais alto. Como se já não fosse motivo o suficiente para subir um alerta, alguns estudos mostram que a exposição prolongada ao campo eletromagnético do celular pode afetar a audição, provocando redução dela com o tempo. Uma pesquisa da Okbtay MF mostrou que quem atendia ligações telefônicas numa média de duas horas por dia tinham mais risco de problemas para ouvir do que usuários que apresentaram uso moderado dos aparelhos.

5 – Piora a visão
7-efeitos-que-o-uso-constante-do-celular-causa-no-seu-corpo5
Os efeitos dos celulares afetam não só a audição, mas também a visão. As telas pequenas nem sempre são capazes de apresentar os conteúdos com o melhor tamanho e resolução, provocando esforços além do normal no olho dos usuários. Se o telefone estiver sento utilizado no escuro, o brilho excessivo da tela pode aumentar ainda mais os danos do aparelho. Dentre os maiores prejuízos, estão efeitos como secura, vermelhidão dos olhos e irritação.

6 – Provoca riscos de estresse e depressão
7-efeitos-que-o-uso-constante-do-celular-causa-no-seu-corpo6
Segundo um estudo publicado pela Kent State University, as pessoas que utilizam o celular com mais frequência apresentaram uma maior tendência a sinais de ansiedade e infelicidade. Além disso, quem está sempre encarando a tela do aparelho tem mais facilidade para desenvolver problemas como insônia e depressão. A Universidade de Gotenberg, na Suécia, conclui que quanto mais alguém utiliza o telefone, principalmente em horários mais próximos do fim do dia, mais suscetível está ao desenvolvendo de problemas de saúde do corpo e da mente.

7 – Diminuem a fertilidade
7-efeitos-que-o-uso-constante-do-celular-causa-no-seu-corpo7
Esse problema é focado especialmente nos homens. Baseado em evidências de pesquisas que mostraram que o efeito da radiação dos telefones celulares na contagem de espermas, os cientistas alertam para o uso do equipamento. No estudo, foi percebido que a contagem de espermatozoides em ratos machos caía quando os animais eram expostos aos telefones. O efeito foi pesquisado em humanos e a pesquisa comprovou que o decréscimo também acontecia, provocando infertilidade nos usuários dos telefones.

Bônus: Deforma o dedo mindinho
7-efeitos-que-o-uso-constante-do-celular-causa-no-seu-corpo8
Há muito tempo na internet, há relatos de usuários que repararam deformações no dedo mindinho de tanto apoiar o celular, mas segundo Alaistar J.M., arqueólogo paleolítico e PH.D na Kent University, os humanos utilizam esse dedo para apoiar as coisas há anos. Ele explica que a condição se chama clinodactilia e não tem ligação com o uso do celular, mas é uma deformidade que provoca a curvatura dos dedos e nem sempre afeta a função dele, não sendo diagnosticada clinicamente na maioria dos casos.

Anuncie aqui Anuncie aqui

Deixe seu comentário: