11
ago
2016

Como ficaria sua mão se ficasse 10 dias dentro da água?

Quando somos crianças, adoramos ficar várias e várias horas na piscina nos divertindo com nossos amigos e família até que finalmente saímos e já estamos velhos. Calma, você não ficou uma eternidade para envelhecer e sim alguns minutos dentro da água que fizeram seus dedos se enrugarem e ficarem igual de pessoas velhas. Mas como isso acontece?

Existiam duas explicações para esse fenômeno, e não sabemos qual é realmente a resposta certa. Acredita-se que nossas mãos têm camadas de pele morta e depois de um tempo muito grande na água, elas absorvem água e por isso nossos dedos incham. Isso pelo menos é que diziam nossas mães, para nos acalmar quando ficávamos parecendo velhos depois de um dia inteiro na piscina.

A segunda é que quando ficamos muito tempo na água, nossos dedos ficam enrugados por conta da contração de vasos sanguíneos. Nosso cérebro percebe que estamos na água por muito tempo e isso acontece de forma involuntária. De acordo com os cientistas, isso é traço evolutivo que ajudava o ser humano na hora de atividade necessitavam ficar muito tempo na água e não escorregar ou deixar coisas cair.

E se fossem 10 dias?10-dias-1-600x331
Para ficar com os dedos enrugados, basta ficar mais de 5 minutos sobre a água para a mágica acontecer. Mas cientistas resolveram elevar o tempo. Tim Yarrow, que é conhecido por servir como cobaia humana para um programa de curiosidade cientificas, ficou 10 dias embaixo água.

Ele bateu o recorde que antes era de 212 horas e 30 minutos, que acontece em 1986 por Michael Stephens. Durante o experimento, ele se alimentou com uma dieta com poucas fibras, respirava com muita dificuldade com através de tubos e uma roupa especial para coletar excrementos dos 10 dias.

A imagem abaixo mostra que os dedos de Yarrow ficaram parecendo duas salsichas gigantes e enrugadas. O grupo de cientistas que acompanhou a “cobaia”, explicou de acordo com a primeira teoria. No final da matéria, vamos deixar o vídeo com todo o processo. Basta utilizar as legendas oferecidas pelo próprio Youtube para ver legendado.

Mas é aí que fica a pergunta: qual dessas teorias é a teoria certa? Algumas pessoas defendem com unhas e dentes que nossos dedos das mãos e dos pés enrugam por conta da absorção de água, outros dizem que estímulos do nosso cérebro comandam esse enrugamento. Nós vemos no vídeo que o homem aumenta consideravelmente o tamanho de sua mão, que pode indicar que a mão absorveu muita água. Mas não impediria dos dedos enrugarem muito mais com passar do tempo.

Anuncie aqui Anuncie aqui

Deixe seu comentário: