14
jun
2016

8 segredos que provavelmente você não sabia sobre a lua

Antes mesmo dos primeiros seres vivos estarem na Terra, a lua já fazia companhia para nosso planeta no espaço. Assim que a humanidade começou a habitar a Terra e interagir com o ambiente, a lua rapidamente se tornou motivo de admiração. Ainda hoje, o satélite intriga não só pessoas comuns, mas também especialistas e cientistas que dedicam a vida para pesquisar a lua. Por mais que os estudos avancem, muito ainda há que se entender sobre a lua. Mesmo parte do que já se conhece, ainda é bem misterioso e intrigante para maior parte das pessoas. Confira.

1 – Lunamotos
8 segredos que provavelmente você não sabia sobre a lua1
Assim como os tremores da Terra, os terremotos, a lua também tem seus abalos sísmicos, chamados lunamotos. Existem quatro tipos de tremores, sendo que três deles são praticamente inofensivos. O quarto tipo, no entanto, pode chegar a 5.5 pontos na escala Richter e durar até 10 minutos. O mais bizarro, é que os cientistas não sabem o que causa os tremores, já que a lua não tem placas tectônicas.

2 – Planeta irmão
8 segredos que provavelmente você não sabia sobre a lua2
Existe uma discussão científica que defende que a lua deve ser considerada um planeta. A teoria aponta que o tamanho da lua é muito grande em relação ao da Terra para ser classificada como um satélite. Além disso aponta o fato de que Terra e lua orbitam o Sol de maneira conjunta, e não independentes. Por conta do centro de gravidade dessa órbita estar localizado dentro da crosta da Terra, cria-se a impressão que a lua orbita o nosso planeta.

3 – Lixo lunar
8 segredos que provavelmente você não sabia sobre a lua3
Além de pegadas, bandeiras e a marca histórica de pisar na lua, o homem deixou algumas coisas a mais nas vezes em que visitou o nosso satélite. Estima-se que mais de 180 toneladas de lixo tenham sido deixadas no local por astronautas, robôs e sondas espaciais. Parte do lixo é realmente de produtos descartáveis, mas ele também é composto dos dejetos orgânicos liberados por astronautas e experimentos que ainda estão em funcionamento.

4 – Cemitério
8 segredos que provavelmente você não sabia sobre a lua4
Quando o astrônomo e geologista Eugene Shoemaker morreu, a Nasa realizou um de seus maiores sonhos. Em vida, Eugene, inventou a pesquisa de impactos cósmicos e desenvolveu métodos e técnicas que astronautas das missões Apollo utilizaram na lua. Ele nunca pode visitar o satélite, por problemas de saúde, e a agência espacial o homenageou enviando suas cinzas para a lua.

5 – Anomalias lunares
8 segredos que provavelmente você não sabia sobre a lua5
Entusiastas de teorias da conspiração defendem que várias anomalias aconteceram na superfície da lua. Imagens, geralmente em baixa resolução, sugerem que há torres, construções e até mesmo um castelo suspenso no satélite. Os indícios apontariam a existência de uma civilização que teria vivido ali.

6 – Poeira lunar
8 segredos que provavelmente você não sabia sobre a lua6
Qualquer pessoa que já foi a praia sabe que a areia tem uma incrível habilidade de se infiltrar em todos os lugares possíveis e impossíveis. Na lua o problema é ainda mais grave. Por ser mais fina que a areia comum e estar num terreno de menor gravidade, a poeira lunar está realmente em todo lugar. Equipamentos e roupas de astronautas são danificados frequentemente e doenças podem ser causadas por viajantes que acabaram inalando o pó dentro das naves.

7 – Origem
8 segredos que provavelmente você não sabia sobre a lua7
A origem da lua ainda é um mistério para a ciência. Por mais que ninguém consiga provar, ainda, de onde ela surgiu, existem cinco principais teorias. A mais aceita delas defende que um planeta ainda em formação, Theia, teria colidido com a Terra. Após a colisão, detritos que ficaram na órbita de nosso planeta se uniram no que hoje conhecemos como a lua.

8 – Sombras
8 segredos que provavelmente você não sabia sobre a lua8
Por conta da falta de atmosfera, luz e sombra se comportam de formas diferentes na lua. As regiões sombreadas no satélite ficam muito mais escuras, tornando muito mais complicadas algumas tarefas. Astronautas relataram diversos problemas ao tentar executar certas funções, por exemplo, pois a sombra da mão que conduzia uma ferramente bloqueava a luz e tornava o trabalho impossível.

Anuncie aqui Anuncie aqui

Deixe seu comentário: