08
jun
2016

6 lendas da Amazônia que assustariam todo brasileiro

No meio da Floresta Amazônica, onde se desenvolveram várias tribos e sociedades, também nasceram vários mitos e lendas sobre criaturas que vivem na região. Escondidos nos rios e no meio da floresta, estão vários monstros que podem ameaçar a vida de quem se aventura por ali, segundo as crenças.

São criaturas que tem a motivação apenas de atacar caçadores ou, às vezes, de proteger a vida na floresta. Seja lá qual for a intenção por trás das ações dos monstros, são cruéis e fazem terror em quem cresceu na Amazônia. Quem não conhece os mistérios da floresta, pode ficar assustado com os mitos e com os monstros que estão escondidos sob as árvores ou as águas.

Matinta Pereira
6 lendas da Amazônia que assustariam todo brasileiro1
A lenda de Matinta Pereira diz que uma senhora idosa toda noite se transforma numa criatura assustadora, podendo ser um pássaro que voa ao redor das casas das pessoas ou uma criatura sem asas, mas que anda acompanhada do pássaro. Segundo a lenda, quando um longo assobia perturba o sono durante a noite, é sinal da passagem de Matinta Pereira. Quem ouve o som deve logo anunciar “Matinta, pode passar amanhã aqui para pegar seu tabaco”, e no dia seguinte uma senhora idosa aparece no local para receber o fumo. A crença também diz que quando Matinta está para morrer, pergunta “Quem quer? Quem quer?” e, caso alguém responda que quer, recebe a maldição de ser a nova Matinta.

El Tunchi
6 lendas da Amazônia que assustariam todo brasileiro2
Um fantasma que representa as almas mortas de fantasmas que se perderam na floresta, o El Tunchi assombra a região amazônica com seu assobio tenebroso. A criatura usa o assobio para aterrorizar e atrair quem desrespeita a fauna e a flora da região. O assobio fica cada vez mais alto para as vítimas, que só param de ouvir o som quando encaram uma morte terrível.

Boiúna
6 lendas da Amazônia que assustariam todo brasileiro3
Uma cobra gigante que pode se transformar e assumir várias formas, como barcos ou igarapés. A cobra Boiúna aparece em vários contos indígenas. Algumas versões dizem que um dos filhos de uma índia grávida, ao nascer, se transformou na cobra e passou a atacar os barcos. A lenda tem forte inspiração nas espécies de sucuri gigantes, as temidas anacondas.

Lobisomem
6 lendas da Amazônia que assustariam todo brasileiro4
A lenda do lobisomem foi propagada em diversas tribos e culturas ao redor do mundo e não ficaria de fora dos mitos dos povos da Amazônia. Segundo contam os mitos, o lobisomem da floresta se alimenta de vivos e mortos e não transforma suas vítimas em monstros. Qualquer um pode ser um lobisomem próximo ao aniversário de 13 anos, desde que seja o sétimo filho consecutivo em sua família.

Mapinguaria
6 lendas da Amazônia que assustariam todo brasileiro5
Os povos da Amazônia contam que dentro da floresta vive um gigante de olho na testa e boca no umbigo que assusta os caçadores. O Mapinguari dá um grito que atrai quem se aventura pela floresta para atacar as vítimas. A lenda conta que o monstro sempre leva a melhor nos confrontos e, quando não mata os caçadores, deixa marcas nos corpos das vítimas pelo resto da vida. A única forma de amedrontar um Mapinguari, apesar de sem explicações, é mostrando um bicho preguiça.

La Sachamama
6 lendas da Amazônia que assustariam todo brasileiro6
A lenda de La Sachamama também faz referência a uma cobra gigante que vive na floresta. O animal representa o espírito da selva e é tão grande que não consegue se mover. A cobra fica parada em único local e acaba sendo coberta pela vegetação, que cresce sobre seu corpo. Se alguém estiver passando próximo ao animal e não reparar em sua presença, pode ser devorado por inteiro.

Anuncie aqui Anuncie aqui

Deixe seu comentário: