16
maio
2016

7 curiosos fatos sobre o Império Romano

Da fundação da Roma Antiga à expansão e queda do Império Romano, a presença dessa civilização na história da humanidade foi tão grande que até aos dias de hoje podemos ver o reflexo de sua influência em muitos aspectos da vida contemporânea. Entre as muitas áreas que beberam do legado deixado pelos antigos romanos, podemos mencionar a arquitetura, a engenharia, a medicina, as formas de governo, o direito, as artes, linguagem.

A seguir você pode conferir algumas curiosidades sobre o Império Romano — que você talvez desconheça, mas que fazem parte da nossa cultura.

1 – Os romanos sofriam com torcidas
7 curiosos fatos sobre o Império Romano1
O anfiteatro que ainda pode ser visto em Pompeia está entre os edifícios da antiguidade romana que sobreviveram à passagem do tempo. Assim como seu “irmão” maior, o Coliseu de Roma, a arena foi projetada para acomodar de forma segura grandes multidões durante eventos esportivos de grande porte.

No entanto, segundo registros históricos, naquela época já existiam torcidas pra lá de briguentas, e em 59 d.C. ocorreu uma confusão tão grande entre a equipe local e os visitantes, que a punição estabelecida foi o banimento de eventos na arena de Pompeia durante vários anos.

2 – Na Antiga Roma já existia calefação
7 curiosos fatos sobre o Império Romano2
Roma era famosa por seus banhos públicos e termas, e nas casas das famílias mais ricas havia um sistema de aquecimento chamado “hipocausto”. Nele, os pisos dos edifícios ficavam elevados sobre pilares, e o espaço sob o chão era isolado com o uso de ladrilhos de cerâmica. Depois, o ar quente produzido por fornalhas ou fogueiras era direcionado para essa câmara vedada, e circulava pelas casas através de tijolos perfurados que ficavam nas paredes.

3 – As togas não eram simples lençóis
7 curiosos fatos sobre o Império Romano3
Apesar de hoje serem muito comuns em festas à fantasia, as togas não podiam ser usadas por qualquer um na Roma antiga. Elas só podiam ser vestidas por cidadãos romanos e os padrões e cores que elas apresentavam tinham significados específicos, correspondendo a determinadas hierarquias da sociedade da época. Além disso, as togas normalmente eram feitas de lã e tinham formato semicircular, sendo dobradas e enroladas seguindo um complexo sistema.

4 – Os romanos usavam roupas íntimas
7 curiosos fatos sobre o Império Romano4
Não pense que os romanos ficam nus sob as togas. Tanto homens como mulheres usavam uma peça de roupa chamada subligaculum que era usada como “tapa-sexo”. Esse adereço normalmente era feito de lã ou linho, embora também existissem versões mais requintadas feitas de seda.

As mulheres às vezes usavam também uma espécie de top sem alças chamado mamillare ou strophium, e as mais jovens ainda tinham o costume de “prender” os seios firmemente com faixas de couro macio.

5 – A Antiga Roma era campeã de impostos
7 curiosos fatos sobre o Império Romano5
Se você já acha um absurdo a quantidade de impostos pagos por nós brasileiros, saiba que sob as leis da Roma antiga, tudo era passível de cobrança! Um dos exemplos mais disparatados era um imposto sobre a urina, pago pelos mercadores que compravam esse inusitado material — usado para curtir o couro, por exemplo — e que era coletado das latrinas públicas.

6 – Os antigos romanos amavam o vinho
7 curiosos fatos sobre o Império Romano6
O vinho era um produto que simplesmente não podia faltar na mesa de nenhum romano, ele era tão crucial na rotina da Roma Antiga que até os escravos tinham direito a uma porção diária da bebida. Pompeia era um dos principais centros fornecedores de vinho para o Império; quando o Monte Vesúvio entrou em erupção, soterrando a cidade e destruindo os estoques, o efeito foi devastador.

O pânico pela falta da bebida fez com que os fazendeiros romanos começassem a substituir as plantações de grãos por videiras, resultando, consequentemente, na falta de comida. Além disso, com a superprodução das novas vinícolas, a economia romana se tornou ainda mais instável, levando o Imperador Domiciano a proibir a abertura de outros vinhedos.

7 – Os romanos amavam a jogatina
7 curiosos fatos sobre o Império Romano7
Além de atender aos enormes espetáculos que aconteciam nos coliseus, os romanos também gostavam de se divertir com jogos de tabuleiro e de dados. Aliás, inclusive os cidadãos das classes mais baixas participavam das jogatinas, e entre as opções, normalmente bem estruturadas e baseadas em complexas regras, existia um sofisticado jogo de estratégia militar que ecoava o apreço da cultura romana pelas guerras e batalhas.

Além desse, os especialistas,apoiados em descobertas arqueológicas e registros históricos, também conseguiram recriar as regras de outras jogos. Alguns dos títulos mais populares descritos pelos estudiosos são “O Jogo dos Reis”, “O Jogo dos Bandidos” e “O Jogo das Doze Marcas”.

Anuncie aqui Anuncie aqui

Deixe seu comentário: