14
jul
2015

21 curiosidades fascinantes sobre a Antártida

Este artigo é sobre a Antártida, o continente mais remoto do mundo – o mais seco, ventoso, vazio e frio lugar da terra. A seguir, nós lhe apresentaremos 21 curiosidades interessantes sobre esse território onde o gelo é o senhor absoluto!

1. Você não pode trabalhar na Antártida a menos que seus dentes do siso e o seu apêndice sejam removidos. Cirurgias não são feitas nas estações na Antártida, assim, para trabalhar lá, você precisa ter seus dentes do siso e seu apêndice retirados, mesmo que eles não estejam lhe causando problema algum.
21 curiosidades fascinantes sobre a Antártida1

2. A Antártida é o lugar mais seco do mundo. A região mais seca do planeta está localizado por lá e chama-se Vales Secos da Antártida.

3. Como alguns países (Austrália, .au, Alemanha, .de) o continente da Antártida tem o seu próprio domínio de nível superior = .aq.

4. 53 milhões anos atrás, a Antártida era tão quente que palmeiras cresciam ao longo de sua costa. A média da temperatura no continente era acima dos 20 graus Celsius.

5. A banda Metallica fez um show na Antártida chamado Freeze ‘Em All, tornando-a primeira banda a ter tocado em todos os continentes. Os músicos visitaram todos os sete continentes em um ano!
21 curiosidades fascinantes sobre a Antártida2

6. Há uma central nuclear em uso na Antártida. A Estação McMurdo é a maior base na Antártida e tem sido operada pelos Estados Unidos desde 1962.

7. A Antártida tem um Corpo de Bombeiros. Ele pertence à estação Mc Murdo que mencionamos acima e emprega bombeiros profissionais.

8. Apesar das temperaturas extremas, já foram identificadas 1150 espécies diferentes de fungos que conseguem sobreviver na Antárctica. Os fungos se adaptaram perfeitamente às baixas temperaturas e aos aos ciclos de congelamento e descongelamento contínuos e repetidos do continente gelado.

9. A Antártida (tecnicamente) contém cada fuso horário no planeta, uma vez que todas as linhas de longitude que usamos para definir os fusos horários se encontram nos dois pólos.

10. Não há ursos polares na Antártida. Você pode vê-los no Ártico ou no Canadá, se desejar.

11. Há um bar na Antártida. É o bar mais austral do mundo. Você pode tomar uma vodca para espantar o frio no bar montado na Estação de Pesquisa Vernadsky.
Bar na Antártida?
21 curiosidades fascinantes sobre a Antártida3

12. A temperatura mais baixa já registrada na Terra foi de menos 128,56 graus Fahrenheit (menos 89,2 graus Celsius), registrada em 21 de julho de 1983, na estação de Vostok na Antártida.

13. A Antártida é o quinto maior continente. Sua área é de aproximadamente 14 milhões de quilômetros quadrados.

14. 99% da Antártida é coberto por gelo. O glaciar que cobre o continente é muitas vezes chamado de Manto de Gelo.

15. A espessura média do gelo da Antártida é de cerca de um quilômetro. Por lá está aproximadamente 70% de toda a água doce na Terra!

16. Os Montes Transantárticos dividem o continente em seções Leste e Oeste. Eles formam a mais longa cadeia de montanha do mundo.
Montanhas da Antártida
21 curiosidades fascinantes sobre a Antártida4

17. A existência da Antártida era completamente desconhecida (há controvérsias entre os historiadores) até o continente ser detectado pela primeira vez em 1820. Na época, pensava-se que o lugar era apenas um grupo de ilhas.

18. O explorador norueguês Roald Amundsen foi o primeiro ser humano a atingir o Pólo Sul. Ele deixou o inglês Robert Falcon Scott para trás e chegou ao continente em 14 de dezembro de 1911.

19. Em uma sequência das negociações secretas, doze países assinaram o Tratado da Antártida em 1959, se comprometendo a explorar o continente somente para atividades pacíficas. Atualmente o tratado já foi assinado por 48 nações.
Banho quente na Antártida
21 curiosidades fascinantes sobre a Antártida5

20. Decepção é uma das ilhas mais incríveis do mundo. Ela pertence ao arquipélago das Shetland do Sul, na Antártida. A natureza vulcânica da ilha faz com que ela tenha piscinas com água quente de até 65 graus centígrados, em contraste com os 2 graus do Oceano Antártico. No próximo cruzeiro à Antártida, não esqueça de levar roupa de banho.

21. Em janeiro de 1979, Emile Marco Palma se tornou a primeira criança nascida no continente austral. Essa foi uma ação planejada da Argentina para reivindicar uma parte da Antártida. O país enviou uma mulher grávida para lá de propósito, unicamente para esse objetivo.

Anuncie aqui Anuncie aqui

Deixe seu comentário: