04
maio
2015

5 comidas que podem matar você

Você já deve ter ouvido falar de alimentos comuns que podem ser extremamente tóxicos para os seres humanos. Conheça 5 comidas que podem matar você.

Existem muitas opções pra lá de venenosas. Por isso resolvemos dar-lhe a conhecer algumas comidas perigosas e potencialmente letais.

1. Akee
5 comidas que podem matar você1
Segundo quem já provou a fruta abaixo, ela é uma verdadeira delícia. No entanto, apesar de ser comestível, a akee — como é chamada — é tóxica quando ingerida antes de amadurecer, e pode inclusive ser mortal em alguns casos.

Da espécie Blighia sapida, essa fruta pode ser encontrada no oeste africano e em algumas regiões do Caribe e, quando verde, contém as toxinas hipoglicina A e B.
O seu consumo acidental pode ocasionar um envenenamento agudo conhecido popularmente como “doença do vômito jamaicano”, cujos sintomas vão muito além de simples náuseas.
Além do vómito, os afetados podem apresentar perda da força muscular, desidratação, sofrer convulsões, entrar em coma e, em casos extremos, morrer.

2. Mandioca
5 comidas que podem matar você2
Considerada como uma das principais fontes de carboidrato dos países em desenvolvimento, a mandioca é extremamente versátil — e pode ser muito tóxica, especialmente se for da espécie Manihot esculenta.
Essas plantas são conhecidas popularmente como “mandioca-brava” ou “mandioca-amarga”, e se não forem corretamente preparadas, podem provocar a intoxicação por cianeto.
Assim, o preparo incorreto da mandioca pode ocasionar, além da intoxicação aguda, o surgimento do bócio — caracterizado pelo aumento do volume da tiróide —, perda de equilíbrio e da coordenação de movimentos musculares voluntários, paralisia parcial e até a morte.

3. Peixinho
5 comidas que podem matar você3
A pele, fígado e órgãos reprodutivos do peixe abaixo contam com uma neurotoxina chamada tetrodotoxina que pode ser mortal para os humanos — e para a qual não existe nenhum antídoto conhecido.
Entre os principais sintomas do envenenamento acidental estão a paralisa muscular e o surgimento de problemas respiratórios e circulatórios. Da espécie Lagocephalus sceleratus, esses peixes podem ser encontrados no Pacífico e no Índico e, assim como ocorre com o “fugu” servido no Japão, eles são consumidos como iguarias em alguns portos da região.
No entanto, esses animais começaram a chegar até ao Mediterrâneo — através do Canal de Suez — e causaram a morte de várias pessoas que consumiram os peixes sem que eles fossem preparados adequadamente.

4. Sapo
5 comidas que podem matar você4
O bichinho da imagem acima pode não parecer muito apetitoso para você, mas ele é muito apreciado em diversos países africanos, especialmente na Namíbia, onde é considerado uma iguaria.
Da espécie Pyxicephalus adspersus, o animal é conhecido como rã-touro-africana, e contém uma toxina chamada “Oshiketakata” que pode provocar a falência renal e até a morte. Para evitar uma visita ao hospital, a rã-touro-africana deve ser consumida apenas se for capturada após a temporada de acasalamento, e depois da “terceira chuva”.
Por outras palavras, a não ser que você seja um profundo conhecedor de anfíbios e realmente tiver um desejo incontrolável por saborear um desses animais, é melhor ficar bem longe dos sapos africanos.

5. Carambola
5 comidas que podem matar você5
Se você pensa que a carambola é uma fruta completamente inofensiva, saiba que o consumo de apenas 100 ml do suco desta fruta pode ser fatal para pessoas que sofrem de diabetes, insuficiência renal crónica ou lesão aguda nos rins.
Isso acontece por que a fruta conta com uma toxina chamada caramboxina que não pode ser filtrada pelos rins dos doentes, e que pode provocar crises de soluços, vómitos, confusão mental, agitação, convulsões e, em casos mais graves, a morte.

Anuncie aqui Anuncie aqui

Deixe seu comentário: