18
jun
2014

Os mais incríveis fenômenos naturais já registrados

Notícias na TV e nos jornais impressos se empenham em nos mostrar o quanto o clima está ficando louco. Mudanças de temperatura, o descontrole do desmatamento, emissão de gases tóxicos, tudo isso são fatores que podem gerar efeitos preocupantes para quem vai viver por aqui (na Terra), nas próximas décadas.
Mas tantos desastres acabam desviando nossa atenção e nos deixando cegos para fenômenos naturais que a natureza é capaz de providenciar sozinha. E olha que ninguém aqui está falando das coisas corriqueiras, como chuvas simples ou algo do tipo. Estamos nos referindo a acontecimentos incríveis, verdadeiramente impressionantes, que as notícias ruins, veiculadas na mídia, muitas vezes encobrem.
Veja alguns desses exemplos de fenômenos naturais que você provavelmente nunca ouviu falar:

NUVEM PERFURADA

A imaginação das pessoas costuma ser fértil, mas no caso de Stockton, na Califórnia, muita gente relatou ver o mesmo fato. Um buraco no céu foi identificado na cidade e as pessoas não perderam tempo. O fenômeno foi divulgado nas redes sociais e muitos especularam se não se tratava de obra de alienígenas ou de um portal para outros mundos.
A verdade era bem menos fantástica que as pessoas esperavam. Esse é um fenômeno natural, embora incomum, conhecido como nuvem perfurada. Cientistas explicaram que isso acontece quando a temperatura da água nas nuvens é menor que zero, durante a formação de gelo no céu. Daí, quando os cristais de gelo se formam, as gotas de água ao redor deles evaporam, deixando essa espécie de buraco na nuvem.


TORNADO DE FOGO

Esses fenômenos também assustam e muitos acreditam que se tratam de forças malignas. Mas a verdade é que os tornados de fogo acontecem, normalmente, a partir de incêndios em grandes matas, onde o ar quente pode ser influenciado por fatores como correntes de vento e mudança de temperatura, o forçando a adquirir essa forma retorcida e vertical, como uma coluna de ar quente.
Esses tornados variam muito de tamanho e de potência, podendo se desfazer em minutos ou viajar por grandes distâncias, caso o calor mantenha seus gases necessários como combustíveis e o empurre conforme o vento.
Acredita-se que um dos casos mais mortais desses tornados tenha acontecido em 1923, no Japão, depois de um grande terremoto. Milhares de pessoas que haviam sobrevivido ao tremor, morreram devido aos redemoinho de fogo.

ONDE OS RAIOS NUNCA PARAM

O rio Catatumbo, na Venezuela, é palco de um dos fenômenos mais incríveis da natureza. Devido à sua localização e aos gases presentes nesse lugar, na parte em que suas águas se encontram com o lago Maracaibo ocorrem raios e relâmpagos assustadores na maioria do tempo. Em média, de 140 a 160 noites por ano são contempladas com esse fenômeno, chamado pelos cientistas de “tempestade perfeita”, situação em que um série de eventos naturais acontecem simultaneamente.

ARCO-ÍRIS DE FOGO

Esses fenômenos são tão raros e interessantes que talvez seja até um das coisas que aconteceriam na Terra de Oz. Os arco-íris de fogo acontecem durante o verão, quando o sol está em um nível superior à altura das nuvens e sua luz se encontra com os cristais de gelo, em um ângulo direto. Nos arco-íris normais, a refração simplesmente reflete a luz solar através da água em estado líquido. Além disso, os arco-íris de fogo acontece na horizontal, quanto os normais se dão na vertical.

RELÂMPAGOS VULCÂNICOS

Esses fenômenos incríveis, também chamados de relâmpagos vulcânicos, são raros e ainda não muito bem explicados pelos cientistas. Eles acreditam que as cargas elétricas são geradas quando fragmentos de rochas, cinzas e partículas de gelo na nuvem colidem para produzir cargas estáticas, da mesma maneira que as partículas de gelo colidem para criar trovoadas regulares.

ONDAS DE NUVENS

Quem já viu garante que parece mais um tsumani. Mas, acontece que as ondas de nuvens são infinitamente menos perigosas que os apavorantes recuos das ondas do mar. Cientistas explicam que o fenômeno ocorre como resultado do ar quente e úmido, formando uma névoa de baixa altitude que se dissipa quando o ar esfria com a altitude. Essa fator é capaz de formar nuvens cilíndricas, uma vez que altera sua velocidade e direção.
Geraligado – Todo mundo ligado .
Anuncie aqui Anuncie aqui

Deixe seu comentário: