02
05
14

Quando o fotógrafo James Mollison foi convidado a fazer um projeto sobre os Direitos das Crianças, ele se colocou a relembrar como era seu quarto na infância e a importância profunda que esse ambiente desempenhou em sua educação. Foi assim que a ideia surgiu e ele viajou a países como México, Brasil, Estados Unidos, Escócia, Itália, Israel, Cisjordânia, Quênia, Senegal, Lesoto, Nepal, China e Índia; para mostrar como as crianças dormem ao redor do mundo.

Ele fotografou uma diversidade de meninos e meninas e seus quartos, que para muitos representavam o próprio conceito de casa. Além das camas e decorações (ou da falta delas, em alguns casos), as imagens mostram também a situação econômica de cada família.

 

Tzvika, 9 anos, Beitar Illit, Cisjordânia

Alex, 9 anos, Rio de Janeiro, Brasil

 

O trabalho de James acabou se tornando um livro fotográfico “Onde as crianças dormem” (“Where children sleep”, publicado pela editora Chris Boot, em 2010) emocionou o mundo. De acordo com Mollison, sua obra é tocante porque dá oportunidade das pessoas enxergarem, com clareza, a desigualdade social que existe e perceberem o quanto disso reflete na vida das crianças.
Veja um resumo do trabalho do fotógrafo:

Risa, 15 anos, Kyoto, Japão

Nantio, 15 anos, Lisamis, Quênia

Rhiannon, 14 anos, Darvel, Escócia

Prena, 14 anos, Kathmandu, Nepal

Lamine, 12 anos, Vila de Bounkiling, Senegal

Anônimo, 9 anos, Costa do Marfim

Dong, 9 anos, Yunnan, China

Ahkohxet, 8 anos, Amazônia, Brasil

Douha, 10 anos, Hebron, Cisjordânia

Joey, 11 anos, Kentucky, Estados Unidos

Indira, 7 anos, Kathmandu, Nepal

Bilal, 6 anos, Wadi Abu Hindi, Cisjordânia

Bikram, 9 anos, Melamchi, Nepal

Jasmine (Jazzy), 4, Kentucky, Estados Unidos

Geraligado – Todo mundo ligado .

Deixe seu comentário

Os comentários do blog, são via Facebook. Para comentar você tem que estar logado lá! Lembre-se que o comentário é de inteira responsabilidade do autor.