30
nov
2012

Imagens que entraram para a história #11

Foto da sessão no Senado para a votação da Lei Áurea, 1888. Em 13 de maio de 1888, às 15 horas, a Lei Imperial n° 3.353, ou Lei Áurea, foi sancionada pela Princesa Isabel, abolindo a escravatura no Brasil.

Pulmão de Aço, O pulmão de aço foi inventado na década de 1920, sendo uma máquina grande que permite à pessoa respirar depois de ter perdido o controle muscular ou diafragmático.

Foto de cidadã alemã passando em frente a uma placa dizendo “trabalho de Hitler”, algumas semanas após o fim da Segunda Guerra.

Foto do funeral de Abraham Lincoln, 19 de Abril de 1865, Avenida Pensilvânia.

Foto do astrônomo norteamericano Edwin P. Hubble (ao centro), com o físico alemão Albert Einstein (à esq.) e o astrônomo sírio Walter S. Adams, ao telescópio Hooker do observatório do Monte Wilson (Califórnia, EUA), em 1931. Entre suas investigações, Hubble concluiu que a luz emitida por objetos astronômicos tinha características incompatíveis com a ideia da época, de que o Universo se resumia aos corpos da Via Láctea.

Foto de João Gilberto mostrando a língua para a platéia após ter sido vaiado. Na inauguração do Credicard Hall (São Paulo), João Gilberto, ícone da bossa nova, reclamou do eco e do ar condicionado. Após fazer as críticas, foi vaiado pelos espectadores e retribuiu mostrando a língua e cantando o trecho “Vaia de bêbado não vale”.

Foto de Raul Seixas com Paulo Coelho, A partir daí começava uma amizade um tanto quanto incrível entre duas personalidades históricas do país.

Foto de Luiza Erundina em cima de um skate após revogar a lei que proibia a prática na cidade de São Paulo, 1990.

Foto de Bob Marley no time de Chico Buarque e Toquinho, 1980.
“Em março de 1980, convidado por sua gravadora, Bob Marley desembarcou no Brasil. Logo na chegada, teve problemas com a polícia federal, que não lhe concedeu o visto de trabalho, acabando com as chances de qualquer apresentação em palcos brasileiros. O rei do reggae se hospedou no Copacabana Palace, assistiu a um show de Moraes Moreira e visitou a Rocinha, que achou muito parecida com os guetos de Kingston. Um dos momentos mais divertidos foi um jogo de futebol no campo de Chico Buarque. Como se vê na foto, o time do jamaicano contava, entre outros, com Chico, Toquinho e o jogador vascaíno Paulo César Caju. A turma venceu a equipe de Alceu Valença por 3 a 0. E Bob Marley tratou de guardar o seu.”

Foto de Tião Maia (futuro “Tim Maia”), da ponta à esquerda, e Roberto Carlos, da ponta à direita, no grupo “The Sputnik”, 1957.

Foto de uma das igrejas de Lalibela, Etiópia. Durante o século XII, o rei Lalibela resolveu construir essas igrejas enormes, monolíticas e esculpidas na rocha para se tornar a nova Jerusalém dos cristãos que não podiam seguir em direção à Roma, visto que Jerusalém estava dominada pelos árabes.

Patch Adams, imortalizado no filme homônimo de 1998, estrelado por Robin Williams, é um médico que prega que a amizade, amor e humor são os melhores remédios que existem. Em 1972, fundou o Instituto Gesundheit, onde presta assistência médica sem nenhum tipo de cobrança financeira.

Raul Seixas internado no Hospital Albert Einstein. São Paulo, 1984

Laika foi uma cachorra russa que ficou conhecida por ter sido o primeiro ser vivo a orbitar a terra. A cachorra foi ao espaço a bordo da nave soviética Sputnik II, em 3 de dezembro de 1957.
Segundo consta, a cachorrinha morreu cerca de 5 horas após o lançamento devido uma combinação de fatores, entre os quais estavam o estresse pela viagem e possível superaquecimento da nave, decorrente de uma falha de isolamento.

A primeira mulher a correr a Maratona de Boston

Uma das últimas fotos (raríssimas) tiradas no interior do Titanic, 1912.
Foto de pai e filho jogando pião no convés do navio. Ambos sobreviveram ao desastre, entretanto, 6 meses depois, o garotinho da foto foi atropelado por um carro e morto, vítima da modernização do transporte pela qual o mundo passava. Ironicamente, o pai, alguns anos depois, se afogou em sua piscina particular.

Em pé: Marlon Brando, Salvatore Corsitto e Francis Coppola; Deitado: James Caan; Nos bastidores do filme “The Godfather” em 1971, que foi lançado em 1972 pela Paramount Pictures e Alfran Productions.

Carteira de Jornalista de Clarice Lispector – 1968,De origem ucraniana, Clarice foi criada no Brasil. Clarice nasceu na cidade de Tchetchelnik (Ucrânia) e veio para o Brasil recém-nascida. Sem dúvida, a escritora foi uma das mais importantes representantes da terceira geração modernista no Brasil.

O homem que não saudou os nazistas
No dia 13 de junho de 1936, durante o lançamento do Horst Wessel, um navio militar alemão, um homem se destacou no meio da multidão que fazia a tradicional saudação nazista. Era August Landmesser, um trabalhador do estaleiro de Hamburgo que permaneceu de braços cruzados desafiando o nazismo.

Geraligado – Todo mundo ligado .
Anuncie aqui Anuncie aqui

Deixe seu comentário: